sexta-feira, 25 de março de 2016

A autora desta página é Silvia Kawanami

Frases básicas em japonês

Compartilhe este artigo com seus amigos...
Aprendendo japonês
Frases básicas em japonês
Sabemos o quanto a língua japonesa é difícil. Mas com paciência aos poucos vamos assimilando a língua e aprendendo a ler, escrever e a falar corretamente. Que tal hoje aprendemos algumas frases básicas de conversação? Afinal, aprender a conversar em japonês é o primeiro passo para quem deseja dominar a língua.

Bora então? Vamos começar pelos cumprimentos :)
Conversando em japonês
挨拶 - Aisatsu - Cumprimentos
おはようございます。Ohayou gozaimasu. = Bom dia.
こんにちは。Konnichiwa. = Boa tarde.
こんばんは。Konbanwa. = Boa noite.
さようなら。Sayounara. = Tchau
バイバイ。Bai bai = bye bye
じゃぁね。ou じゃ。
Jaa ne ou Jaa = Até mais.
じゃーまた後で。Jaa mata atode = Vejo você depois Ou
じゃーまた。Jaa mata = Vejo você de novo
どうも有り難うございます。
Doumo Arigatou Gozaimasu. (formal) = Muito Obrigado.
どういたしまして
Dou itashimashite = De nada ou não há de que.
よろしくお願いいたします。
Yoroshiku onegaiitashimasu = Prazer em conhecê-lo
よろしくお願いします。
Yoroshiku onegaishimasu = Prazer em conhecê-lo
しばらくですね。
Shibaraku desu ne = Quanto tempo não nos víamos né!
お久しぶりです。
O hisashiburi desu = Há quanto tempo!
お誕生日おめでとうございます。
O tanjoubi omedetou gozaimasu = Feliz aniversário! (informal – tanjoubi omedetou)
明けましておめでとうございます。
Akemashite omedetou gozaimasu = Feliz ano novo!
お元気ですか。
Ogenki desu ka = Como vai?
元気です。
Genki desu = Vou bem.
Emoções e opiniões
好きですか?-
Suki desu ka? = Você gosta disso?

好きです。-
Suki desu. = Eu gosto disso.
嬉しいです。
Ureshii desu. = Eu estou feliz.
怒っています。
Ikatte imasu. = Eu estou zangado.
暗然です。
Anzen desu. = Eu estou decepcionado.
満ち足ります。
Michitarimasu. = Eu estou contente.
疲れ切ります。
Tsukarekirimasu. = Eu estou cansado.
きれいです。
Kirē desu. = É bonito.
がっかりしています。
Gakarishiteimasu = Eu estou decepcionado
疲れています 。
tsukareteimasu = Eu estou cansado
買い物 。 Kaimono – Nas compras
いくらですか。
Ikura desu ka. = Quanto custa?
高いです。
Takai desu. = É caro!
安いです。
Yasui desu. = É barato.
これは百円になります。
Kore wa hyaku en ni narimasu = Isso fica por 100 yen
この靴はいくらですか。
Kono kutsu wa ikura desu ka = Quanto custa esse sapato?
一万円です。
Ichi man en desu = Custa 10.000 yen
結構かかりますね。
Kekkou kakarimasu ne = Até que custa caro,não?
レストラン。Num restaurante
メニューを下さい。
Menyuu o kudasai = O menu por favor.
水を下さい。
Mizu o kudasai. = Água por favor.
もっと下さい。
Motto kudasai. = Mais por favor.
美味しいです。
Oishii desu. = Delicioso!
美味しくないです。
Oishikunai desu. = Isto não esta bom.
お腹がすきました。
Onaka ga sukimashita. = Estou com fome.
のどが渇きました。
Nodo ga kawakimashita. = Estou com sede (garganta seca).
Costume japonês
行ってきます。
Itte kimasu. = vou, mas volto. É usado quando você vai sair mais retornará ao lugar de onde saiu (pode ser usado no trabalho também).
行ってらっしゃい。
Itterasshai = vá com cuidado (é geralmente dito quando alguém fala itte kimasu)
只今。
Tadaima. =cheguei, estou em casa, ou, estou aqui (usado no trabalho também).
お帰りなさい。
Okaerinasai = bem vindo
Mais um pouco de conversação:
始めまして。
Hajimemashite. = Prazer
お名前は何ですか。
Onamae wa nan desu ka? = Qual seu nome?
(seu nome) 私は
___と申します
Watashi wa ____ = Eu me chamo______________.
to moushimasu = Sou_________(forma polida).
Resposta: (nome) desu = Sou_________(forma normal).
よろしくお願い致します。
Yoroshiku onegaiitashimasu = Prazer em conhecê-lo
どこから来ましたか。
Doko kara kimashita ka = De onde você veio?
Resposta:__________ kara kimashita. = Venho de__________.
どこに住んでいますか。
Doko ni sundeimasu ka = Onde você mora?
Resposta:__________ ni sundeimasu. = Moro em_________.
何歳ですか。
Nan sai desu ka. = Qual sua idade?
Resposta:__________sai desu. = Tenho_____anos de idade.
何歳に見えますか。
Nan sai ni miemasu ka = Quantos anos pareço ter?
日本語を勉強しています
Nihongo o benkyou shiteimasu = Estudo japonês
私は日本語の学生です。
Watashi wa nihongo no gakusei desu = Sou estudante de japonês.
分かりますか。
Wakarimasu ka. = Entende?
はい、分かります。
Hai, wakarimasu. = Sim, entendo.
いいえ、分かりません。
Iie, wakarimasen. = Não, não entendo.
日本語が話せますか。
Nihongo ga hanasemasu ka. = Você fala japonês?
英語が話せますか。
Eigo ga hanasemasu ka. = Você fala inglês?
少し。
Sukoshi. = Um pouco.
全然。
Zenzen。 = nada.
もう一度いって下さい。
Mou ichido itte kudasai = Repita por favor.
もっとゆっくり言って下さい。
Motto yukkuri itte kudasai = Fale mais devagar por favor.
ちょっと待って下さい
Chotto matte kudasai = Espere um pouco por favor.
すみません。
Sumimasen = Com licença.
ごめんなさい。
Gomen nasai。 = Perdoe-me.
日本語でなんですか。
Nihongo de nan desu ka = Como é isso em japonês?
ブラジル に行きたいです。
Burajiru ni ikitai desu。 = quero ir ao Brasil.
にほんにいきたいです。
Nihon ni ikitai desu。 = quero ir ao Japão.
がっこうにいきたいです。
Gakkou ni ikitai desu = quero ir à Escola.
カメラ が ほしい です。
Kamera ga hoshii desu = quero uma câmera.
車が欲しい。
Kuruma ga hoshii desu = quero um carro/veiculo.
私はリンゴが欲しい
Ringo ga hoshii desu。 = quero uma maçã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário