sexta-feira, 25 de março de 2016

Agradecimentos especiais ao professor Eduardo Hirata, que criou a aula e disponibilizou o conteúdo.


                                                De: antuninamartins@gmail.com
Aprenda a falar e não se preocupe muito em como escrever, embora seja importante saber escrever, entretanto, caso não saiba, os analfabetos não sabem escrever e sobrevivem tal qual quem sabe tanto ler quanto escrever ! Se preocupe a principio com o básico !

                                        itsu? (em português: quando?)
Nessa aula aprenderemos a dizer quando algo ocorreu. Para isso, precisamos aprender algumas palavras que indicam o tempo dos acontecimentos.
  • kyouhoje
  • ashita: amanhã
  • assatte*depois de amanhã
  • kinouontem
  • ototoianteontem
  • itsu desu ka?quando?
* no japonês romanizado utilizamos duas consoantes para indicar onde se deve dar uma pausa na hora da pronúncia

- desusufixo flexível utilizado para indicar  o tempo da frase,usado para flexionar substantivos e adjetivos
Flexão de desu:
  • desupresente afirmativo
  • dewa arimasenpresente negativo
  • deshita: passado afirmativo
  • dewa arimasen deshita
- Estrutura de Frases:
As frases em japonês seguem basicamente a seguinte forma :
sujeito + part. que indica o suj. + objeto + part. que indica objeto + verbo
Atenção: desu apesar de ter o sentido semelhante aos verbos ser e estar do português, em japonês não é considerado verbo.

– ka: partícula que indica interrogação
Para colocar uma frase em japonês da forma afirmativa para a interrogativa basta acrescentar a partícula  
ka no final da frase. Por exemplo:
itsu desu ka?quando?
Se formos perguntar de algo que já passou, devemos utilizar o desu na sua forma do passado afirmativo. Para fazer esta interrogação acima utilizamos
itsu DESHITA ka? : quando foi?
Exemplos
itsu desu ka? (quando?)
  • kyou desuhoje
  • ashita desuamanhã
  • asatte desudepois de amanhã
itsu deshita ka? (quando foi?)
  • kinou deshita: (foi ontem)
  • ototoi deshita: (foi anteontem)
Para treinarmos um pouco mais a flexão de desu, vamos aprender o seguinte vocabulário:
  • watashieu
  • anatavocê
  • gakuseiestudante
  • senseiprofessor

- wa: partícula que indica o sujeito da frase, sempre depois do sujeito devemos colocar a particula wa
Exemplos
  • watashi wa gakusei desueu sou estudante
  • watashi wa sensei desu: eu sou professor

Praticando
Utilizando as frases acima,vamos treinar a flexão de desu e flexionar as frases nos 4 tempos:
  • presente afirmativo – sou;
  • presente negativo – não sou;
  • passado afirmativo – fui,era;
  • passado negativo – não fui, não era.
  • watashi wa gakusei desueu sou estudante
  • watashi wa gakusei dewa arimaseneu não sou estudante
  • watashi wa gakusei deshita: eu era estudante
  • watashi wa gakusei dewa arimasen deshitaeu não era estudante
  • watashi wa sensei desueu sou professor
  • watashi wa sensei dewa arimasen: eu não sou professor
  • watashi wa sensei deshita: eu fui professor
  • watashi wa sensei dewa arimassen deshita: eu não fui professor, eu não era professor

  •                                     Palavras de antuninamartins@gmail.com

  • Ao reeditar uma obra, me preocupo sempre em indicar o autor, assim não estarei apro
  • priando - me da obra que não me pertence e que é útil para meu aprendizado  enquanto cuido
  • em compartilhar !

Nenhum comentário:

Postar um comentário